Conheça a metodologia criada há mais de 60 anos e que funciona até os dias atuais.
Em toda empresa, ter ou não uma estratégia de marketing pode definir se as vendas sobem ou caem. Mas ter a ferramenta certa para essa estratégia é também um ponto importante a ser considerado.
Os 4Ps do marketing formam uma metodologia utilizada para oferecer ao consumidor a melhor experiência por meio de um produto ou serviço. E assim, fortalecer a lembrança da marca tornando-se autoridade.
Nesse artigo falaremos sobre cada um dos Ps e como são aplicados na prática nas estratégias de marketing.
O que você vai aprender:
O que são os 4Ps do marketing
Mix de marketing, marketing mix, composto de marketing ou simplesmente 4P’s se refere a quatro variáveis que uma empresa pode utilizar na criação de valor para os seus clientes.
Essas variáveis são: produto, preço, praça e promoção. Por isso 4Ps.
Esse conceito surgiu em 1960 com Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”. Nele, Jerome propôs pela primeira vez as quatro estratégias do marketing.
Porém, somente em 1967 o termo se popularizou por meio de Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno.
Todavia, para que os quatro 4Ps apresentem bons resultados em uma estratégia, eles precisam estar em equilíbrio. Afinal, um depende do outro para funcionar, como veremos a seguir.
Portanto é imprescindível que produto, preço, praça e promoção sejam planejados em conjunto para atingir o resultado esperado.
Entendendo os 4Ps
Produto
Imagine que você investiu pesado no desenvolvimento de um produto que ninguém tem interesse em comprar.
Essa falta de interesse é um sinal claro de que o mercado não precisa da solução que você está oferecendo.
Assim, antes de começar a investir, é importante pensar na solução oferecida pela sua empresa. Tanto nas suas características, como nos seus atributos.
Da mesma forma, é importante ouvir seus potenciais clientes e entender as necessidades deles. Por fim, será possível desenvolver uma solução específica para sanar uma dor existente.
Depois de entender o mercado, avalie as características do seu produto com as seguintes perguntas:
- Que necessidade/dor sua solução resolve?
- Quais produtos/serviços você oferece?
- Quais os recursos e benefícios?
- O ele tem de diferente dos outros produtos?
- Como ele será utilizado?
Nesse sentido, é preciso pensar em tudo que se refere ao seu produto. Além da forma como o mercado perceberá o seu valor e ficará satisfeito com a aquisição.
Essa combinação do que é tangível e intangível ajuda a construir uma marca forte que habita o coração dos seus clientes.
Preço
Esse ponto é importante, pois é o que remunera toda a cadeia. Ele é o responsável por garantir que você consiga aumentar a lucratividade da sua empresa. Além de definir a percepção do seu público com relação ao seu produto.
Afinal, se o preço for muito baixo e não cobrir os seus custos de produção e manutenção do negócio, é um sério problema. Em contrapartida, se ele for muito alto, pode-se ter um baixo volume de vendas.
Em ambos os casos poderá acarretar uma crise financeira para o seu negócio.
O processo de definição de um preço para o produto, tem em vista o impacto não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação. Então, a definição do preço de um produto deve ter em conta o valor criado para o consumidor.
Contudo, existem algumas estratégias para a formação do preço:
- Status Quo: o preço da sua solução acaba sendo bastante similar ao da concorrência.
- Penetração: o preço da sua solução é menor no lançamento para atingir um maior público.
- Diferenciação por preço: o preço da sua solução é alto devido aos diferenciais competitivos oferecidos.
- Cada segmento de clientes possui uma sensibilidade ao preço, e as características da sua solução também interferem nessa sensibilidade.
Praça
Pesquisa de mercado é importante para entender onde seu consumidor vai para encontrar a solução para o problema dele.
E não estamos falando somente de locais físicos, já que a internet expandiu esse conceito. A praça refere-se aos canais por onde o produto chega aos clientes e inclui pontos de vendas e pronta-entrega. Bem como horários, dias de atendimento, entre outros.
- Canal direto: Consiste na venda direta do produto ao consumidor, sem a existência de intermediários.
- Canal indireto: É necessário pelo menos alguém para ser o intermediário entre o seu produto e o consumidor.
Em conclusão, é fundamental para uma startup escolher o melhor canal para seu crescimento.
Promoção
Promoção é como sua solução chegará ao conhecimento dos seus consumidores.
Em suma, são estratégias responsáveis por promover o seu negócio e os seus produtos ou serviços.
É utilizada para informar, persuadir e lembrar os potenciais compradores de um produto, com o propósito de influenciar a sua opinião ou fomentar uma resposta.
Se não divulgarmos o produto aos clientes, eles não saberão da sua existência e não poderão adquiri-lo.
Seu principal foco é atrair os clientes corretos, aumentando a exposição da marca, e consequentemente, a conversão em vendas. Para que você tenha uma estratégia de divulgação mais assertiva, é importante saber:
- Onde está o seu público?
- Qual rede social ele mais utiliza?
- Estratégias off-line teriam impacto?
- É possível fazer uma ação que integre as mídias?
- Qual o melhor canal para anunciar?
- O que posso fazer de diferente dos meus concorrentes?
Pense nisso: melhor do que ter um produto para vender, é ter um cliente para satisfazer.
Vantagens de usar os 4Ps do marketing na sua estratégia
Um dos grandes benefícios dos 4Ps do marketing é que eles podem ser utilizados em vários modelos de negócio. Independentemente se for uma empresa multinacional ou a lanchonete do bairro.
A vantagem dessa metodologia é criar uma unificação da marca para que ela seja reconhecida pelo mercado em todos os pontos de contato.
Desse modo, os 4Ps estão diretamente ligados ao branding e devem andar lado a lado.
Com essa metodologia a empresa é capaz de:
- Definir um planejamento de marketing coerente.
- Desenhar um caminho efetivo para vender mais.
- Otimizar esforços para atrair e reter clientes.
Trabalhando com os 4Ps é possível ter uma visão mais abrangente do mercado. Assim, você estará um passo à frente dos concorrentes sendo capaz de identificar e atender a demanda dos consumidores.
E consequentemente, aumentar suas vendas.
Empresas que aplicam os 4Ps do marketing
Cacau Show
A grande marca de chocolate é um dos cases de utilização dos 4Ps do marketing.
A Cacau Show posiciona seus produtos como sendo de alto padrão, mesmo que o foco de venda não seja necessariamente a classe A.
Do mesmo modo, a empresa mantém uma característica rebuscada para reforçar a qualidade e a identidade de um produto artesanal, para justificar o valor mais alto. Embora os chocolates sejam produzidos em larga escala com preço mínimo.
Além disso, a marca fortaleceu seus pontos de contato. Afinal, hoje existem lojas da Cacau Show por todo o Brasil em shoppings, avenidas e até mesmo em bairros menores das cidades.
Dessa forma, a Cacau Show se consolidou como uma das primeiras marcas que pensamos quando falamos de chocolate ou trufas.
Spotify
Quando pensamos em “produto” logo nos vem à mente algo tangível. Mas o case do Spotify é um exemplo de como os 4Ps do marketing podem ser aplicados em serviços digitais também.
O serviço de streaming de áudio é líder mundial no seu mercado, com 320 milhões de usuários.
Dois pontos que justificam o sucesso da marca é o produto aliado ao preço.
O Spotify oferece um plano freemium. Ou seja, ele é gratuito, mas com algumas restrições.
Por outro lado, o produto possui grandes qualidades e variedades. Afinal, no aplicativo você encontra álbuns, músicas, playlists e podcasts sugeridos conforme seu perfil.
Com isso, muitos usuários do plano free migraram para um plano pago e em três anos a empresa foi de 18 milhões para 96 milhões de assinantes.
Outro fator importante de analisar no case do Spotify é o P de Praça já que a empresa comercializa seu serviço de forma cem por cento online em lojas de aplicativos e no próprio site.
Porém, a publicidade é feita no offline também por meio de outdoors. Já que a intenção é atingir o consumidor mesmo quando ele estiver com o celular no bolso ouvindo música no fone de ouvido.
A evolução dos 4Ps
Bernard Booms e Maty Jo Bitner, em 1981, perceberam algumas falhas no modelo 4P por não abranger negócios B2B, por exemplo.
Então, eles sugeriram a implementação de mais três Ps na metodologia. Sendo eles: People, Process e Physical Evidence.
People: engloba todos os envolvidos na jornada de produção, compra e venda como os colaboradores, gestores e consumidores.
Process: aqui entra toda a estrutura necessária para colocar um produto no mercado e realizar a venda.
Physical Evidence: as evidências físicas são as características que tornam o produto único e criam conexão com o consumidor.
Embora a metodologia tenha ganhando três novos agregados, utilizando os 4Ps é possível desenhar uma estratégia clara e concisa.
Portanto, a dica é sempre começar pelo simples e evoluir conforme a experiência.
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Perguntas frequentes
O que são os 4Ps do marketing?
Os 4P’s são quatro variáveis que uma empresa pode utilizar na criação de valor para os seus clientes. Essas variáveis são: produto, preço, praça e promoção.
Quais são as vantagens de usar os 4Ps do marketing?
Um dos grandes benefícios dos 4Ps do marketing é que eles podem ser utilizados em vários modelos de negócio criando uma unificação da marca para que ela seja reconhecida pelo mercado em todos os pontos de contato.
Quais as empresas que utilizam os 4Ps do marketing?
Alguns dos cases de sucesso de utilização dessa metodologia são Spotify e Cacau Show.