Promover o bom relacionamento entre equipes, além de ser benéfico para todos os colaboradores envolvidos, é também uma excelente forma de investir no desenvolvimento da empresa
Não é segredo para ninguém que o trabalho em equipe está presente na nossa vida muito além das relações profissionais.
Da mesma forma, uma organização só será capaz de produzir bons resultados a partir do momento que contar com um time engajado. Nesse sentido, o trabalho em equipe se mostra um forte aliado para gerar relações interpessoais entre os colaboradores.
Mas não basta apenas esperar que sua equipe tome a iniciativa de construir uma relação de amizade e companheirismo no desenvolvimento de um projeto. Muitas vezes, é preciso promover uma cultura organizacional em toda a empresa que valorize o trabalho conjunto.
O que você vai aprender:
O conceito do trabalho em equipe
O trabalho em equipe é caracterizado, sobretudo, quando duas ou mais pessoas unem seus esforços e conhecimentos para desenvolver um projeto ou solucionar um problema.
Com base em suas habilidades individuais, cada pessoa pode ser responsável por uma parte da tarefa. Desse modo, o processo torna-se mais ágil e como resultado o trabalho pode ser concluído com mais rapidez.
Porém, esse tipo de dinâmica exige a interação mútua dos colaboradores envolvidos, além do comprometimento com suas tarefas. Bem como a troca de opiniões, conversas de alinhamento e acompanhamento de desempenho.
E embora sejamos seres sociais, para algumas pessoas pode ser difícil envolver-se em uma dinâmica de trabalho em grupo. Em contrapartida, toda e qualquer habilidade pode ser desenvolvida quando há liberdade e segurança no local de trabalho.
Em outras palavras, a empresa, em conjunto com os gestores, tornam-se responsáveis por promover o trabalho em equipe nos mais diversos setores da organização.
Benefícios do trabalho em equipe
Para a empresa
Além de tornar os processos mais ágeis, conforme comentamos, uma empresa que conta com equipe engajada em trabalhar em grupo pode perceber uma série de melhorias.
- Garante mais produtividade e inovação
- Cria uma boa gestão de equipes
- Melhora o clima organizacional
- Promove a cultura de ownership ou sentimento de dono
- Desenvolve perfis de liderança
Para o colaborador
Tanto quanto para a empresa, para o colaborador, os benefícios do trabalho conjunto são inúmeros. Por vezes, até mais significativos pensando no desenvolvimento da sua carreira profissional.
Hoje em dia, cada vez mais empresas buscam por profissionais que saibam se relacionar em grupo, com capacidade para gerenciar problemas com autonomia. Portanto, para o colaborador, o trabalho em equipe pode se tornar um diferencial no currículo, afinal:
- Trabalha a inteligência emocional
- Melhora a comunicação verbal e a escuta
- Exercita a criatividade
- Amplia os conhecimentos
- Gera maior senso de urgência e organização
Desafios do trabalho em equipe
Como você viu, os benefícios do trabalho em equipe são vários. Mas ainda assim é normal que ele gere algumas dificuldades para os colaboradores envolvidos.
Ainda mais porque estamos falando de uma dinâmica que envolve pessoas com pensamentos, vivências e opiniões divergentes. Ou seja, conflitos podem ocorrer, mas cabe à equipe saber como lidar com elas sem desviar o foco do objetivo em comum.
Abaixo listamos alguns desafios que podem surgir durante um projeto desenvolvido em grupo. No entanto, todos podem facilmente serem resolvidos com conversa e escuta ativa.
Manter todos da equipe engajados
No primeiro momento pode ser até mesmo fácil animar a equipe para iniciar um novo projeto. Todavia, conforme as adversidades surgem e os problemas crescem, as pessoas podem entrar no “modo desanimo”.
E uma pessoa desanimada, pode contaminar toda a equipe.
Lidar com a falta de comprometimento
Quando falamos em trabalho em equipe, é primordial que cada pessoa tenha responsabilidade sobre suas tarefas. Afinal, cada uma delas é uma peça importante no quebra-cabeça.
Mas não podemos excluir a possibilidade de um membro da equipe faltar com comprometimento, deixando de lado seus deveres. Em um trabalho conjunto, esse talvez seja o maior problema a ser enfrentado.
Garantir a comunicação eficiente em grandes equipes
Para o projeto ser bem sucedido, é indispensável que haja uma comunicação clara e bem definida entre todos os membros da equipe. Apesar disso, pode ser complicado garantir que todas as mensagens sejam recebidas da mesma forma em times muito grandes.
Às vezes, uma informação mal interpretada pode mudar completamente o rumo de um processo, gerando retrabalhos e atrasos.
Driblar o orgulho
Pode ser complicado em um trabalho em equipe, lidar com alguém que não abre mão de suas convicções. Isso porque uma das habilidades primordiais em uma equipe conjunta é a flexibilidade para aceitar o diferente e saber somar as habilidades diversas.
Habilidades desenvolvidas no trabalho em equipe
Muito além de habilidades profissionais, o trabalho em equipe é capaz de desenvolver nossas soft skills ou habilidades interpessoais. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, experiência e formação somente ficam completas quando possuímos também inteligência emocional.
Proatividade
Proatividade é o comportamento de antecipar e se responsabilizar pelas próprias tarefas, frente a um projeto ou ideia. O trabalho em equipe é capaz de desenvolver essa habilidade porque em um grupo unido, nos sentimos mais confortáveis em realizar tarefas que não estamos acostumados.
Ao mesmo tempo que quando alguém se envolve e participa de forma proativa, isso motiva o restante do grupo a fazer o mesmo.
Flexibilidade
Já comentamos anteriormente sobre a importância da flexibilidade, principalmente para aceitar o diferente. Ao trabalhar em grupo, precisamos nos adaptar, aceitar e reconhecer as opiniões e comportamentos diferentes dos nossos. Ao passo que aprendemos sobre respeito, educação e empatia.
O segredo do trabalho em equipe é colocar-se constantemente no lugar do outro. Em contrapartida, isso nos obriga, da melhor forma possível, a exercitar nossa compreensividade e tolerância em busca de conquistar um objetivo em comum.
Gerenciamento de conflitos
Geralmente as pessoas buscam evitar a qualquer custo uma briga ou desentendimento, seja no ambiente profissional ou pessoal. No entanto, no trabalho em equipe é comum ocorrer conflitos, mas saber como gerenciá-los é o que garante o bom andamento das ações.
Exercitando nossa habilidade de lidar com conflitos, exercitamos também nossa resiliência. Ou seja, nossa capacidade de lidar e superar problemas, mudanças e pressões. Uma característica que pode ser benéfica para todos os aspectos de nossa vida como indivíduo.
Responsabilidade
Nada melhor do que um trabalho em grupo para desenvolver nosso senso de responsabilidade. Quando nos sentimos parte de algo maior, nos comprometemos a trabalhar para também fazermos parte do resultado.
Do mesmo modo que ao vermos nossos colegas se esforçando para entregarem seu máximo, nos sentimos mal se não fizermos o mesmo. O trabalho em equipe exige muita confiança e se você confia que seu colega será responsável em entregar as tarefas, ele também precisa confiar em você e no seu profissionalismo.
Nesse sentido, a responsabilidade é desenvolvida pelo exemplo dos outros e a motivação conjunta que o grupo troca entre si. Afinal, o resultado do seu colega, é o seu resultado também.
Dicas para aperfeiçoar o trabalho em equipe
Se você ocupa uma posição de liderança, é indispensável saber como aperfeiçoar o trabalho em equipe e envolver os colaboradores. Afinal, é pelo exemplo que as pessoas mais aprendem e se engajam.
Lembre-se de todos os tópicos que abordamos nesse artigo e procure antecipar possíveis problemas, além de manter a calma no momento que for resolvê-los.
Para te dar uma ajuda extra, separamos uma lista com várias dicas de como fazer o trabalho em equipe fluir da melhor maneira possível, trazendo todos os benefícios para a empresa.
- Incentive o diálogo
- Separe as tarefas com base nas habilidades de cada colaborador
- Celebre cada conquista
- Acompanhe os indicadores de cada membro da equipe
- Determine um sistema de recompensas para cada meta cumprida
- Esteja presente e seja acessível
- Comunique de forma clara e assertiva
- Gerencie as crises com calma e profissionalismo
- Incentive pelo exemplo e seja você o seu melhor funcionário
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Perguntas Frequentes
O que caracteriza o trabalho em equipe?
O trabalho em equipe é, sobretudo, quando duas ou mais pessoas unem seus esforços e conhecimentos, com base em suas habilidades individuais, para desenvolver um projeto ou solucionar um problema.
Quais são os benefícios do trabalho em equipe?
Para a empresa:
- Garante mais produtividade e inovação
- Cria uma boa gestão de equipes
- Melhora o clima organizacional
- Promove a cultura de ownership ou sentimento de dono
- Desenvolve perfis de liderança
Para o colaborador:
- Trabalha e inteligência emocional
- Melhora a comunicação verbal e a escuta
- Exercita a criatividade
- Amplia os conhecimentos
- Gera maior senso de urgência e organização
Quais são os principais desafios do trabalho em equipe?
Manter todos da equipe engajados, lidar com a falta de comprometimento, garantir a comunicação efetiva em grandes e equipes e driblar o orgulho que as pessoas podem ter.
Quais são as habilidades desenvolvidas no trabalho em equipe?
Proatividade, flexibilidade, gerenciamento de conflitos e responsabilidade.